Pedro Jóia convida José Salgueiro

Redes_Sociais_Pedro_joia7
Categoria
Música
Date
2018-05-18
Local
Auditório Acácio Barreiros

Pedro Jóia, referência cimeira da guitarra em Portugal, apresenta um repertório que assenta em alguma da melhor música produzida no século XX português no qual expõe toda a sua técnica e sensibilidade musical.

São apresentadas versões para guitarra e percussão de obras emblemáticas de autores tão diversos como Armandinho, Carlos Paredes, José Afonso, além de música composta pelo próprio e de autores da guitarra flamenca.
PEDRO JÓIA

Começou a tocar guitarra aos sete anos de idade com Paulo Valente Pereira na Academia dos Amadores de Música, em Lisboa, passando a estudar com Manuel Morais quando, aos quinze anos, se transferiu para o Conservatório Nacional, onde viria a concluir os estudos de guitarra clássica. Paralelamente inicia o estudo da guitarra flamenca, primeiro de forma autodidacta e mais tarde frequentando cursos com Paco Peña, Gerardo Nuñez e sobretudo com Manolo Sanlúcar.

Começou a apresentar-se a solo e com outras formações instrumentais a partir dos dezanove anos de idade.

Compõe regularmente para teatro e produções cinematográficas/televisão.

Em 2008 recebeu o Prémio Carlos Paredes com o seu álbum “À Espera de Armandinho”, um registo a solo onde transcreve para guitarra clássica obras do grande guitarrista e compositor lisboeta da primeira metade do Século XX - Armando A. Freire.

Viveu no Rio de Janeiro entre 2003 e 2007 onde tocou e gravou com grandes nomes da MPB como Ney Matogrosso, com o qual realizou duas extensas tournés, Simone, Gilberto Gil, entre outros.

Apresentou-se como solista com várias orquestras e formações de câmara como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional da Venezuela, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Chinesa de Macau e Orquestra Sinfonietta de Lisboa.

Apresenta-se regularmente com o “Quarteto Arabesco” tocando obras originais e transcrições para Guitarra e Quarteto de Cordas.

Desde 2015 que desenvolve uma estreita relação musical com a flautista americana Susan Palma Nidel, apresentando-se em concertos em vários estados dos EUA.

Entre 2013 e 2019 toca em concerto e em gravações com o nome maior do panorama atual do fado, Mariza e também com o grupo Resistência, combinando estas atividades com os seus próprios projetos pessoais, como o Pedro Jóia Trio.

Grava e edita em 2020 o álbum “Zeca” dedicado a parte da obra de José Afonso, trabalho com o qual foi galardoado, pela segunda vez, com o Prémio Carlos Paredes.


JOSÉ SALGUEIRO
Percussão
José Salgueiro estudou na Academia dos Amadores de Música, Conservatório Nacional, Hot Clube de Portugal e no Taller de Músics, em Barcelona.
A sua actividade musical passou por concertos, gravações de discos e espectáculos de televisão com Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Janita Salomé, Camané, Vitorino, José Mário Branco, Rui Veloso, Filipa Pais e Pedro Jóia.
No campo do jazz participou em projectos de António Pinho Vargas, Bernardo Sassetti, Carlos Bica, Pedro Burmester, João Paulo Esteves da Silva, José Peixoto, Carlos Zíngaro e da dupla Maria João e Mário Laginha.
Participou em workshops de improvisação, bateria e trompete, em Barcelona, com Max Roach, Billy Hart, Ron McLoure, David Liebman, Richard Beirack, Paul Motion e John Tchichai.Em Março de 2001, integrou o Quinteto de Wayne Shorter, num espectáculo integrado na programação de jazz da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Integrou grupos como Trovante, Cal Viva, Tim Tim por Tim Tum (mentor e produtor), Gaiteiros de Lisboa, e El Fad (de José Peixoto).
Por encomenda da Expo’98, concebeu ADUF, espectáculo que esteve em tournée nacional e internacional actuando em Hanôver, Tilburg e Macau.
Em 2008 retoma o projecto ADUF, em parceria com José Peixoto e María Berasarte, com um registo áudioe video editado em 2010 pela editora Adufmusica da qual é fundador. Em 2017 lança o seu primeiro trabalho a solo "Transporte Colectivo".
Integra o colectivo Resistência e o trio Lokomotiv com Carlos Barretto e Mário Delgado.
Em 2018 a convite de Pedro Jóia
grava o cd “ZECA” com inúmeros espectáculos no México, Perú Espanha e Índia .

 

Classificação etária: >6 anos 

Duração: 60 ' s/intervalo  

Bilhetes à venda da Ticketline.  

 

 
 

Lista de datas (página de detalhes do evento)

  • 2023-07-15 21:00
MORADA
Centro Cultural Olga Cadaval
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro
2710-720 SINTRA

EMAIL
geral.ccoc@cm-sintra.pt

TELEFONE
(+351 ) 21 910 71 10
Estacionamento gratuito a 800m do Centro Cultural Olga Cadaval
Parque P1 N - Parque Portela 1 Norte
Av. Mário Firmino Miguel
(em frente à estação de comboios da Portela de Sintra)
Mais informações em parking.sintra.pt

Subscreva a nossa newsletter

Ao subscrever esta newsletter concordo com a Política de Privacidade da Câmara Municipal de Sintra
logotipo
Image
Image