Agenda

Pedro Jóia convida José Salgueiro

Música
Redes_Sociais_Pedro_joia7
  2018-05-18

  Auditório Acácio Barreiros

Pedro Jóia, referência cimeira da guitarra em Portugal, apresenta um repertório que assenta em alguma da melhor música produzida no século XX português no qual expõe toda a sua técnica e sensibilidade musical.

São apresentadas versões para guitarra e percussão de obras emblemáticas de autores tão diversos como Armandinho, Carlos Paredes, José Afonso, além de música composta pelo próprio e de autores da guitarra flamenca.
PEDRO JÓIA

Começou a tocar guitarra aos sete anos de idade com Paulo Valente Pereira na Academia dos Amadores de Música, em Lisboa, passando a estudar com Manuel Morais quando, aos quinze anos, se transferiu para o Conservatório Nacional, onde viria a concluir os estudos de guitarra clássica. Paralelamente inicia o estudo da guitarra flamenca, primeiro de forma autodidacta e mais tarde frequentando cursos com Paco Peña, Gerardo Nuñez e sobretudo com Manolo Sanlúcar.

Começou a apresentar-se a solo e com outras formações instrumentais a partir dos dezanove anos de idade.

Compõe regularmente para teatro e produções cinematográficas/televisão.

Em 2008 recebeu o Prémio Carlos Paredes com o seu álbum “À Espera de Armandinho”, um registo a solo onde transcreve para guitarra clássica obras do grande guitarrista e compositor lisboeta da primeira metade do Século XX - Armando A. Freire.

Viveu no Rio de Janeiro entre 2003 e 2007 onde tocou e gravou com grandes nomes da MPB como Ney Matogrosso, com o qual realizou duas extensas tournés, Simone, Gilberto Gil, entre outros.

Apresentou-se como solista com várias orquestras e formações de câmara como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional da Venezuela, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Chinesa de Macau e Orquestra Sinfonietta de Lisboa.

Apresenta-se regularmente com o “Quarteto Arabesco” tocando obras originais e transcrições para Guitarra e Quarteto de Cordas.

Desde 2015 que desenvolve uma estreita relação musical com a flautista americana Susan Palma Nidel, apresentando-se em concertos em vários estados dos EUA.

Entre 2013 e 2019 toca em concerto e em gravações com o nome maior do panorama atual do fado, Mariza e também com o grupo Resistência, combinando estas atividades com os seus próprios projetos pessoais, como o Pedro Jóia Trio.

Grava e edita em 2020 o álbum “Zeca” dedicado a parte da obra de José Afonso, trabalho com o qual foi galardoado, pela segunda vez, com o Prémio Carlos Paredes.


JOSÉ SALGUEIRO
Percussão
José Salgueiro estudou na Academia dos Amadores de Música, Conservatório Nacional, Hot Clube de Portugal e no Taller de Músics, em Barcelona.
A sua actividade musical passou por concertos, gravações de discos e espectáculos de televisão com Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Janita Salomé, Camané, Vitorino, José Mário Branco, Rui Veloso, Filipa Pais e Pedro Jóia.
No campo do jazz participou em projectos de António Pinho Vargas, Bernardo Sassetti, Carlos Bica, Pedro Burmester, João Paulo Esteves da Silva, José Peixoto, Carlos Zíngaro e da dupla Maria João e Mário Laginha.
Participou em workshops de improvisação, bateria e trompete, em Barcelona, com Max Roach, Billy Hart, Ron McLoure, David Liebman, Richard Beirack, Paul Motion e John Tchichai.Em Março de 2001, integrou o Quinteto de Wayne Shorter, num espectáculo integrado na programação de jazz da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura. Integrou grupos como Trovante, Cal Viva, Tim Tim por Tim Tum (mentor e produtor), Gaiteiros de Lisboa, e El Fad (de José Peixoto).
Por encomenda da Expo’98, concebeu ADUF, espectáculo que esteve em tournée nacional e internacional actuando em Hanôver, Tilburg e Macau.
Em 2008 retoma o projecto ADUF, em parceria com José Peixoto e María Berasarte, com um registo áudioe video editado em 2010 pela editora Adufmusica da qual é fundador. Em 2017 lança o seu primeiro trabalho a solo "Transporte Colectivo".
Integra o colectivo Resistência e o trio Lokomotiv com Carlos Barretto e Mário Delgado.
Em 2018 a convite de Pedro Jóia
grava o cd “ZECA” com inúmeros espectáculos no México, Perú Espanha e Índia .

 

Classificação etária: >6 anos 

Duração: 60 ' s/intervalo  

Bilhetes à venda da Ticketline.  

 

 

 

Lista de datas (página de detalhes do evento)


  • 2023-07-15 21:00
MORADA
Centro Cultural Olga Cadaval
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro
2710-720 SINTRA

EMAIL
geral.ccoc@cm-sintra.pt

TELEFONE
(+351 ) 21 910 71 10
Estacionamento gratuito a 800m do Centro Cultural Olga Cadaval
Parque P1 N - Parque Portela 1 Norte
Av. Mário Firmino Miguel
(em frente à estação de comboios da Portela de Sintra)
Mais informações em parking.sintra.pt

Subscreva a nossa newsletter

Ao subscrever esta newsletter concordo com a Política de Privacidade da Câmara Municipal de Sintra
logotipo
Image
Image