ALMA DE COIMBRA – CANTAR AMÁLIA

Categoria
Música
Data
2019-10-05 17:00
Local
Auditório Jorge Sampaio

Constituído por cerca de 40 coralistas e instrumentistas, o coro Alma de Coimbra, dirigido pelo maestro Augusto Mesquita, divulga os poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa, tanto no país como além-fronteiras. As suas apresentações incluem também temas instrumentais da guitarra de Coimbra.

Antigos e atuais estudantes da Universidade de Coimbra, hoje dispersos pelo país e regiões autónomas, deslocam-se com regularidade a Coimbra, onde realizam a sua preparação artística, encontrando na música um espaço agregador e propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica.

A verdade é que o Alma de Coimbra reúne características únicas, privilegiando temas que outros coros, em regra, não executam. Isso deve-se ao talento e à criatividade do seu maestro, autor de todas as peças do seu já vasto reportório, constituído por arranjos originais de grandes temas musicais portugueses ou de língua portuguesa, especialmente harmonizados para este coro ― um coro de vozes masculinas, com acompanhamento regular de piano e contrabaixo e, por vezes, também outros instrumentos, como trompete, violino e/ou percussão.

Na sua empenhada missão de divulgação, o Alma de Coimbra realizou, ao longo dos seus 13 anos de existência, cerca de 2 centenas de concertos por todo o país, incluindo Regiões Autónomas, e pelo estrangeiro, apresentando-se, designadamente, em Macau, Timor, Estados Unidos, Índia, Tunísia, Cabo Verde, S. Tomé, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália, República Checa, Etiópia, Polónia e Chile.

Complementando essa mesma missão de divulgação, o Alma de Coimbra publicou já quatro CDs sendo que o último editado é dedicado à grande diva do fado, Amália Rodrigues e intitula-se “Cantar Amália”.      

Por tudo isto, o Alma de Coimbra assume-se como um projeto ao serviço da cultura portuguesa no quadro dos valores essenciais da Lusofonia.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

Contrabaixo Luísa Mesquita | Violino Avelino Correia | Trompete e Percussões Daniel Tapadinhas |  Cantora Carolina Pessoa | Guitarra Portuguesa Ricardo Silva | Guitarra Clássica, Vulgo Viola João Silva | Piano Rita Seara | Maestro Augusto Mesquita

 

Classificação etária: > 6 anos

Duração aproximada: 90 minutos (sem intervalo)

Preço: 10,00 euros

 

TICKETLINE

 
 

Todas as datas

  • 2019-10-05 17:00