Agenda

Consulte a nossa programação

Espontâneo 2019

Teatro
Data: 2019-03-28 21:30 - 2019-03-30 21:30

Local: Auditório Acácio Barreiros

"Festival Internacional de Teatro de Improviso"

Foi no ano de 2012 que a companhia de improvisação teatral, Instantâneos, produziu a primeira edição do ESPONTÂNEO.

Ao longo das suas 7 edições, o ESPONTÂNEO, foi responsável por trazer até Portugal, dezenas de improvisadores de todo o mundo e afirmou-se como o único evento internacional de improvisação teatral, no nosso país.

O festival mantém como principal força motriz, dar a conhecer ao público português, artistas e espetáculos de referência mundial, que demonstrem de forma inequívoca, o quanto esta arte é heterogénea, eclética e abrangente.

A 8ª edição traz até ao Centro Cultural Olga Cadaval, um dos melhores cartazes do universo da improvisação teatral da atualidade.

Com a presença de artistas provenientes do Reino Unido, México, Itália, Brasil, Letónia, Ilha da Reunião e Portugal.

Por isso, divirtam-se e aproveitem esta viagem única e improvisada, sempre em direção ao desconhecido.

O melhor improviso do universo acontece aqui!

PROGRAMA

Impro Ensembles

Os Impro ensembles são espetáculos, nos quais todos o elenco nacional e internacional do ESPONTÂNEO, se une em palco, para improvisar um espetáculo dirigido e proposto por um convidado internacional.
Estes ensembles são momentos únicos e irrepetíveis de criação artística, que não olham a barreiras linguísticas, nem culturais.
Os diversos Impro ensembles desta edição, serão dirigidos por, Mico Pugliares (Itália), Kaspars Breidaks (Letónia) e Keng Sam (Ilha da Reunião). Estarão ainda presentes, nestes formatos, os coletivos nacionais de improvisação, Instantâneos Os Improváveis.

28 Março

21h30  | Impro Ensemble 
22h30  | Phil Lunn (UK) apresenta Phil Lunn is...

Phil Lunn é um improvisador/musico do Reino Unido, que se tem tornado presença habitual, não só em Inglaterra, como em diversos festivais europeus.
Integra o elenco de diversas companhias de improvisação, entre as quais se destacam os Music Box, Hoopla, Silly String Theory e os The Maydays.
Traz ao palco do Espontâneo o espetáculo, "Phil Lunn is...", no qual veste a pele de uma cabaretista, que irá improvisar canções e encantar corações.

Tudo absolutamente improvisado e inspirado no público.

29 Março

21h30  | Impro Ensemble
22h30 | Grupo de Risco com convidado especial Marco Gonçalves (BR) apresenta O Baile 

O Grupo de Risco, da cidade de São Paulo, tem um papel central no movimento de improvisação teatral do Brasil.

Nos últimos dois anos, o grupo dedicou-se ao aprofundamento da pesquisa da linguagem em torno da relação com o espectador e da dramaturgia improvisada através da Improfesta, o principal encontro de artistas improvisadores do país. 
Em “O Baile”, convidados de uma festa dançam e divertem-se, mas são surpreendidos pela notícia de um assassinato. O público decide o papel que as personagens terão no crime, determinando o rumo da história, e ajudam o Detetive a desvendar o mistério que o envolve.

Baseado na obra Le Bal, do grupo francês Thêátre du Campagnol, e no filme de Ettore Scola, a peça possui uma estrutura de jogo e, portanto, é improvisada. A direção convida os artistas a criarem uma personagem para si. Sem guião ou diálogos escritos para guiá-los, eles devem contracenar e construir situações a partir da música e das decisões da plateia.

 

30 Março
21h30  | Impro Ensemble
22h30  | ImproTOP (MEX) apresenta ImproBroadway 

O ImproTOP é uma das mais consagradas companhias de improvisação teatral do México, fundada no ano 2004 por Fabian Garza.

A forte vertente musical dos ImproTOP, levaram-nos a criar diversos espetáculos de sucesso, quer para o público adulto bem como o infantil. Em 2012, o formato “Os Contos Mexidos para Crianças Perversas”, é vencedor do Prémio Asas e Raízes, na categoria de Melhor Espectáculo de Teatro.

O ImproBroadway, é uma comédia improvisada ao estilo dos musicais da Broadway.
Através de uma simples sugestão, os ImproTOP criam tudo no momento, as músicas, as coreografias e todo o universo de personagens que irão povoar uma narrativa completamente improvisada.

Este foi o primeiro espetáculo de improvisação teatral a subir ao palco do mítico Auditório Nacional LUNÁRIO, na Cidade do México.

31 Março
21H30 | ImproMime (BR) apresenta Solidões Públicas

Os ImproMime chegam do Brasil com um estilo único e divertido de improvisação e mímica.
 Com a linguagem universal do silêncio, inspirados pelos grandes mestres; Charles Chaplin, Marcel Marceau e Buster Keaton, os improvisadores vivem histórias inusitadas inspiradas pela plateia. 
Com conexão, amor, alegria, emoção e inspiração, o espectáculo "Solidões Públicas” traz um grande desafio para cada actor, que deve encarar o público sozinho.
Este colectivo brasileiro, apresentou-se em 2018 num dos maiores festivais de improviso na Europa, o Impro Amesterdam, o que lhes valeu excelentes criticas e a consagração em palcos europeus.

Ficha artística e técnica

O Espontâneo - Festival Internacional de Teatro de Improviso é uma produção dos Instantâneos em co-produção com a Câmara Municipal de Sintra. Mais informações em www.espontaneo.pt

 

Classificação etária: > 16 anos

Duração aproximada: 180 minutos (por dia com intervalo)

Preço: 10,00 euros

 

 

Todas as datas


  • De 2019-03-28 21:30 a 2019-03-30 21:30
 

Calendário

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.